domingo, 19 de dezembro de 2010

S. O. S. SAMAUMEIRA

 

Autor: Graciliano Ramos

 

Sou de uma era secular

Numa floresta cresci

E vivi sem me cansar

Mas o progresso

Aqui também veio morar

Nesta terra onde nasci

Não me deixam sossegar.

 

A estufa

Já começa a me queimar

E o clima

Desta ilha-maravilha

Até quando

Vou poder purificar?

 

Esta selva

De concreto me aperta

Mas os japiins fazem a festa

Tentando me alegrar.

 

Sou a samaumeira gigante

Frondosa da natureza

Minhas lãs formam

Uma nuvem cintilante

Que o vento leva

Deixando o céu uma beleza.

 

Não corte os meus galhos

Pois são agasalhos

Da passarada que canta

E não se cansa.

 

Não ofereço perigo

Mas sim abrigo.

 

Nesta bucólica que encanta

Eu sou amazônica.

 

Distante sou bendita

O pescador me avista.

 

Não pedi pra nascer

Mas nasci pra viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário